quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ensaio sobre :"Companheira"

TEMA: HUMOR

Estava eu no cume ...
Das montanhas de Vesúvio
E eis que no cimo do horizonte
Na penumbra dos meus pensamentos
Por breves e fugidios momentos
Me pus a meditar..
Será que á palavra "companheira"
Existirão muito sinónimos
Á qual poderei associar?

Esta pertinência remeteu-me
Às longínquas paisagens de Mercúrio
E ao camarão delicioso que por lá é pescado
Que muito embora desconheça seu sabor
Pressinto que seja do meu agrado !

Mas o significado de "companheira"?
Hum..a resposta é de algibeira!!
Companheira provém de companhia
E companhia provém de acompanhar
É uma pessoa que nos acompanha
Sem nunca nos maltratar!
È excelente parceira que nos guia
E que ilumina o nosso caminhar
Alguém que connosco convive
Por uma causa comum!
hum..um..
Dois três
Traquejei.
Acho que dei um pum...
..de tanto meditar..

Hum...mas volto a indagar..
Oh companheira companheira..
Que sinónimo te vou dar?

E eu não vou desistir
Vou resistir!
Vou resistir a esta inquietação
Decidi então consultar cibernautas
E vai daí, de blogue em blogue,
Finalizo uma sondagem de opinião...

Companheiras? Pessoas amigas
Pessoas que sabem amigar
Amigas sim! Migas!
Migas de bacalhau
Migas com coentros
Migas com o Q.B de sal
(porque em demasia faz mal)
Migas! Deliciosas iguarias
Da gastronomia Nacional

Hum essa definição embora saborosa
Pois ainda me sabia a pouco..
Então..as companheiras servem-se no prato??
Será que estou a ficar taralhouco?

E continuei a indagar..
Oh companheira companheira!
Oh companheira companheira!
Que sinónimo te vou dar!?

Decido então consultar um grande poeta
O Augusto Gil
Aquele que construía frases melódicas,
E que soltava rimas de "hip-hop" á toa.

E foi então que em formato musical
Ele explicou-me solenemente
O verdadeiro significado da palavra
Que me confundia a minha mente:

(pum pum pum ,txi pum, musica dos daWeasel em background)
"Bate Leve levemente( pum pum)
Como quem chama por mim(xi xi pum)
Será Amiga? Será gente?(katra pummm!)
Companheira não é certamente
Porque ela não está junto a mim..
E fui ver !!(trak trak)
E fui ver !! (pong pong)
Era a Virgem Maria.."
(musica de Strauss em background)
Oh..Mas que deprimente
Que cantilena insípida
Preferia uma voz mais límpida
Viremos o disco e vamos é pôr
A voz do Nosso Senhor!

Ele que em mim se debruçou
E de forma atenciosa,
Me perguntou:
"Meu filho...desejais em vez da poesia
uma bela e e eficiente prosa ?"

Eu disse que sim..Eu consenti.
E ele lá continuou..

"A estrela, A lua
A estrela e a lua
A tartaruga que flutua,
A porreiraça do Intendente
A via láctea!
Não meu filho!
Isto não é uma sátira!
Já viste quanta gente
Pode ser tua companheira?
Até mesmo aquela substância acastanhada!
Não! Não me referia á caganeira!
Mas sim á tablete achocolatada."

E Deus continuou....

“Perante tantas exemplificações..
Como é possível a tua duvida persistir??
Mas no entanto, caso desejais
Quando entrares no Reino dos Céus
A ti, te vou apresentar
Carinhosas anjinhas
Que te vão suspirar!

E assim Deus disse..
E assim Deus fez..
E assim CUMPRIU!!

E então pensei para os meus botões
Como foi possível que,
Só passados meses e anos a fio vir a descobrir
O verdadeiro significado da palavra
Que eu tanto procurara..
Uma palavra que outrora escondida
E que estava agora revelada...
Em cima..do Altar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário